quinta-feira, 5 de março de 2009

4ª Epístola aos Coríntios

Irmãos do Direito vivemos dias difíceis. Não que pense na crise ela sempre existiu para nós em tons mais ou menos de rosa umas vezes perfumada outra de reles plástico.
Penso na nossa Profissão/Vocação. Os estagiários afastados do foro, os Advogados mais novos de mão estendida aos papões societários, o de prática isolada a meio da carreira sem perspectivas de futuro e aqueles, como eu, em fim da carreira vivem desiludidos. Que tenhamos possibilidades de pagar as quotas e as reformas não sejam canalizadas para o desbarato bolsista é o desafinado canto de cisne que nos dói.
Mas se tudo isto fosse por haver mais Estado de Direito, mais Bem-Estar Social então que a Vocação se calasse, mas não é isso que nós vemos. Cada vez há mais Corrupção, Mais Tráfico de Influências, Os Poderosos escondem-se no Segredo de Justiça mas quando é um 1ºMinistro Suspeito vem logo o senhor Procurador - Geral ou quem o represente desmentir qualquer eventual suspeita e isto não é violação, é serventia. Vemos os banqueiros enriquecidos e os Fraudulentos do BPN a passear a sem vergonha por comissões de inquérito que nunca dão em nada e de há muito que os seus bens deveriam estar congelados. Os meios de comunicação são muitíossimo mais meios que comunicação. Falar na portuguesa maneira de roubar é quase uma forma de ser bom político em Portugal e isto entristece-nos a todos. Independência Transparência Verdade Honestidade e vão ver que os Advogados Portugueses serão os primeiros a estimularem uma sociedade com mais Estado de Direito e com Novos Ideais.

À dita crise económica é este o cancro da Advocacia não termos bem mais Firmes e Claros Ideais Profissionais, de Salvaguarda da nossa Dignidade, de Protecção da nossa Imorredoura Vocação de Auxílio e Ajuda. Os Colegas são encaminhados para uma selva de sobrevivência onde o mais explorador é o sobrevivente; o Estado, por sua vez, encarrega-se de diminuir a vigilância e o acompanhamento do Cidadão pelo seu Advogado que é a Consciência Viva do próprio Estado de Direito. O Simplex é útil desde que que não se torne em Amplex asfixiante onde tudo pode ser rápido mas desprotegido sem resguardo e protecção de quem estuda e vive para ser a´primeira e a última Defesa do Cidadão - o Advogado, um abraço

Sem comentários: